A nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira, em São Gabriel do Oeste, tomou posse na manhã do dia 12 de Janeiro. A comissão é formada por servidores e tem como objetivo prevenir acidentes de trabalho e ajudar na promoção da saúde do trabalhador. A Cipa possui 14 membros, sendo sete eleitos pelos servidores e sete indicados.
A solenidade foi conduzida pela técnica em Segurança do Trabalho Adriana Patrícia Kosloski, que ressaltou a importância da atuação da comissão na prevenção de acidentes e doenças, e de seus membros para mudar conceitos, pensamentos e atitudes dos seus colegas de profissão com relação a segurança do trabalho.
Esteve presente no evento o presidente da Fundação de Saúde Pública de São Gabriel do Oeste (Funsaúde), Rosmar Alves, que destacou a importância que a Cipa exerce aos funcionários do hospital, sempre optando pela prevenção do acidente.
A Cipa é uma exigência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a empresas que admitam trabalhadores como empregados e tem como objetivo a prevenção de acidentes e conforme a Norma Regulamentadora (NR) Nº 5 do MTE, a Comissão tem também outras atribuições: realizar verificações periódicas nos ambientes e condições de trabalho; identificar situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores; elaborar mapa de riscos e plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução dos problemas identificados.
A GESSTORHA Segurança do Trabalho realiza todo o processo eleitoral, de treinamento e acompanhamento da CIPA. Caso sua empresa precise implantar essa comissão ou melhorar sua atuação entre em contato conosco (67) 3295-2432.