No dia 25 de fevereiro de 2016, foi realizado o Momento Prevenção na COOPEROESTE Unidade I, com os temas DST/AIDS e Saúde do Homem.
Foi discutido sobre as Causas da DST, são vários tipos de agentes infecciosos (vírus, fungos, bactérias e parasitas) estão envolvidos na contaminação por DST, gerando diferentes manifestações, como feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. O preservativo, mais conhecido como camisinha é um dos métodos mais seguros contra as DST.
Sobre a AIDS, é uma doença que se manifesta no organismo humano pelo vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV. O vírus provoca lesão do sistema imunológico tornando o organismo humano susceptível a determinadas infecções e tumores, conhecida como doenças oportunistas que acabam a levar o doente a morte.
Prevenção, não compartilhamento de seringas e agulhas com outras pessoas, verificar se o sangue recebido em hospitais foi testado contra HIV, tomar medicações durante a gestação para não passar para o bebê, usando camisinha masculina ou feminina durante as relações sexuais. Estas doenças não se transmitem pelo suor, aperto de mão e abraço.
Saúde do Homem. O homem e considerado como o sexo forte e acredita ser mais resistente as doenças, essa crença dificulta a incorporação de medidas preventivas e a mudança de estilo de vida do homem. Fazer exames hoje em dia é normal.
A prevenção de doenças pode ser feita com check-up periódico para controle dos fatores de riscos. Doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, moléstias cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), pneumonia, cirrose, diabetes e câncer de próstata estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino. Mais quando se fala em prevenção de doenças não basta ir ao médico periodicamente, se não houver mudança de hábitos de nada vai adiantar. Evitar o cigarro e o álcool em excesso, alimentar-se de forma saudável, reservar um tempo para o lazer e para o convívio com a família também fazem parte de uma atitude preventiva.