PRIMEIROS SOCORROS

O que é?

Tratam-se de procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com a finalidade de: preservar a vida, promover a recuperação ou prevenir que o caso piore, portanto trata-se de uma atenção rápida, imediata a uma pessoa que está em perigo de vida, realizando tais cuidados para manter as suas funções vitais e reduzindo seus agravos até que a vítima receba atendimento de emergência adequado. Este pré-atendimento tem fundamental importância, seja nas indústrias ou não, pois evita complicações futuras e pode até salvar vidas.

Quando os procedimentos de emergência devem ser realizados e como utilizá-los?

Estes procedimentos devem ser realizados por pessoas treinadas em socorrer as vítimas. Geralmente, as indústrias possuem profissionais capacitados para dar treinamento a todos os funcionários na prestação do atendimento básico. Este treinamento é ministrado por um profissional habilitado. Deve ser utilizado por um profissional, que tenha feito um curso para esta capacitação e, principalmente, que entenda sobre as iniciais dos primeiros socorros ABC.

Sendo: A – verificar a passagem de ar da vítima,

B – observar a respiração e

C – verificar a circulação.

Estes são os principais passos, por exemplo, para o atendimento em uma reanimação cardiorrespiratória (uma parada cardíaca, que exige profissional habilitado).

O que deve ser recomendado aos socorristas? 

Procurar sempre conhecer a história do acidente, pedir ou solicitar que seja pedido um resgate especializado enquanto os procedimentos básicos são realizados, sinalizar e isolar o local do acidente e utilizar durante o atendimento, de preferencialmente, luvas e calçados impermeáveis.

Quais os procedimentos adequados de emergência a serem tomados no local do acidente?

Os procedimentos adequados são:

–  Verificar no local do acidente se não há riscos para o socorrista, como fios elétricos soltos, fumaças, líquidos inflamáveis e objetos cortantes que possam ferir quem vai fazer o atendimento.

– Chamar um serviço médico de emergência (geralmente todas as indústrias fornecem este serviço com profissionais da saúde);

– Acalmar-se e ganhar a confiança da vitima, avaliar seu estado de consciência e suas lesões e com a ausência destas funções realizar o ABC, sendo que a massagem cardíaca requer treinamento com um profissional responsável, caso contrário, chamar a emergência o mais rápido possível.

Bombeiro: 193

Policia Militar: 190

SAMU: 192

 

 

José Fernandes dos Santos

Técnico em Segurança do Trabalho

(30/05/2016)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *