PREVENIR PARA SALVAR VIDAS

Você tem tempo para prevenir?

Já imaginou sair de casa para ir ao trabalho enxergando todas as coisas mais simples que sejam: o azul do céu, o seu cachorro brincando, o verde das arvores, o sorriso de sua família; e quando voltar não ter mais o prazer de enxergar todas essas coisas simples?

Já parou para refletir como abraçar sua família e tão bom. Uma sensação inexplicável poder abraçar seu filho, sua filha, sua esposa, sua mãe; e por um simples descuido, voltar para casa não podendo mais sentir o prazer de poder envolver sua família em um abraço?

Exemplos muito simples como esses podem fazer toda a diferença no dia-a-dia de um trabalhador.

Infelizmente em meio a tantos afazeres e responsabilidades, as pessoas querem ganhar tempo para fazerem mais coisas durante o dia e deixam de seguir as Normas de Segurança. Não ganhamos tempo deixando de seguir as Normas de Segurança e sim perdemos muito tempo com isso.

Muitas pessoas ainda sofrem acidentes devido sua própria pressa, pelo seu excesso de confiança com aquele pensamento “Isso nunca vai acontecer comigo”, por suas atitudes imprudentes fazendo o trabalho de qualquer jeito, por não utilizarem o Equipamento de Proteção Individual (EPI) correto entre tantos outros motivos.

Algumas dicas são muito importantes para que não aconteça nenhum acidente:

– Utilize os EPI´s adequados para cada tipo de atividade que for realizar;

– Não improvise ferramentas;

– Planeje suas atividades antes de começar o trabalho;

– Inspecione os riscos que você corre durante a execução do serviço;

– Colabore com procedimentos de prevenção de acidentes;

– Sempre comunique alguma irregularidade que coloque em risco a vida, ou integridade física de alguém de dentro ou fora da empresa.

A missão da Segurança é prevenir para não precisarmos remediar. Então antes de pôr sua vida em risco pense em todos os detalhes de sua vida por mais simples e fúteis que sejam, pense nas pessoas que te esperam em casa. Faça você sua parte para prevenção.

 

Jéssica Padilha Pinheiro

Técnica em Segurança do Trabalho

(30/06/2016)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *