Colinesterase é um termo que se refere a enzimas. Existem duas categorias de colinesterase a acetilcolinesterase encontradas nas hemácias, terminações nervosas, e a colinesterase sérica ou plasmática encontrada no fígado, no plasma, no pâncreas.
O exame de colinesterase é feito através da coleta de sangue, é indispensável para avaliar e acompanhar aqueles trabalhadores expostos às substâncias tóxicas e em contato direto com esses produtos, pois essa exposição ocasiona sérios problemas à saúde do funcionário.
A intoxicação por substâncias presentes nos inseticidas ou herbicidas, ocasiona uma queda de colinesterase no organismo, provocando sintomas graves como: cólicas abdominais, diarreia, dificuldade de respirar, dores de cabeça, vômito, salivação, dificuldade visual, hipotensão, etc.
Atenção: recomende sempre que o trabalhador utilize EPIs (Equipamentos de Proteção Individual): luvas, máscaras, conjunto de roupa hidro-repelente, bota PVC, avental impermeável, etc.), para evitar agravos à saúde de seu funcionário. PROTEJA-SE!
Michelly Barbosa
Enfermeira
(12/07/2016)