A Brucelose também conhecida como Febre do Mediterrâneo, Febre de Malta é uma zoonose (doença que pode ser transmitida aos seres humanos pelos animais), causada por diferentes gêneros da bactéria Brucella- Brucella abortus (gado), Brucella suis (suínos), Brucella melitensis (caprinos), Brucella cannis (menos comum).
Como ocorre a transmissão
*Pelo contato com material contaminado com sangue, urina, secreções, restos placentários.
*Inalação de bactérias quando se vai realizar a limpeza do local onde os animais ficam, movimentação do gado, procedimentos em abatedouros.
Sintomas
O período inicial da doença é caracterizado por febre, mal-estar, sudorese, prostração, artralgia, mialgia, cefaleia. Nos casos mais graves na forma crônica pode afetar vários órgãos entre eles o sistema nervoso central, o coração, os ossos, as articulações, tecidos.
Prevenção
Controle ou erradicação da doença nos animais, por meio da vacinação ou eliminação dos animais infectados; cuidados com a higiene pessoal, com os utensílios de trabalho, com o preparo e escolha dos alimentos, principalmente da carne e do leite.
Importante! O exame de Brucelose é feito através da coleta de sangue e é indispensável para avaliar e acompanhar aqueles trabalhadores em contato com esses animais. A Brucelose pode durar semanas ou meses se não tratada, então previna-se realizando periodicamente o exame de sangue para eliminar qualquer suspeita.
Michelly Barbosa – Enfermeira
(30/08/2016)