Controle de equipamentos para Combate a Incêndios – Faz. Modelo

O controle de equipamentos para Combate a Incêndios, foi realizado pela Técnica em Segurança do Trabalho – Adriana Kosloski, na Faz. Modelo em São Gabriel do Oeste – MS.

Toda empresa deve possuir equipamentos para combate a incêndios, e estes equipamentos precisam ser inspecionados periodicamente, para verificar seu bom funcionamento, pois um equipamento danificado não terá serventia em casos de emergências.

Os extintores são exemplos destes equipamentos que precisam de inspeção afim de verificar se equipamento está em bom estado.

Devemos observar a pressão do manômetro, extintor despressurizado, não vai funcionar para combater emergências, por isso o ponteiro deve sempre indicar que o equipamento está pressurizado.

A mangueira é outro item importante a ser observado, deve estar devidamente fixada não pode estar frouxa, ou com sua saída obstruída.

O rótulo do extintor também precisa estar em boas condições, pois ele identifica, se o extintor é de pó, água ou CO2.

A placa de identificação é tão importante quanto o rótulo, pois se a emergência se der no período noturno ela vai refletir identificando o tipo do extintor, isso evita erros, pois utilizar o extintor incorreto pode aumentar a emergência ou até ferir o combatente.

 

O extintor precisa estar lacrado e com a trava de segurança o que evidencia a sua inviolabilidade, pois o lacre só pode ser retirado no momento do uso do extintor.

Os extintores precisam sofrer manutenção periódica e uma vez ao ano independente de uso precisa ser encaminhado para manutenção.