TODOS DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM A PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Quem é responsável pela prevenção de acidentes dentro da empresa?

Deixar a responsabilidade de prevenir ou de corrigir alguma situação insegura ao profissional de prevenção de acidentes ou ao supervisor significa que se ignora o fato de que cada um de nós tem a oportunidade para fazer do nosso local de trabalho um lugar mais seguro.

Quem realmente utiliza os equipamentos e está todos os dias ligados aos riscos do trabalho tem uma visão ampla do ambiente e pode contribuir para ajudar.

É OBRIGAÇÃO DE TODOS PREVENIREM E TRATAR DE REDUZIR AO MÍNIMO O NÚMERO DE LESÕES.

Este tipo de responsabilidade inclui eliminar o perigo, informar a existência do mesmo ao supervisor ou orientar os visitantes.

Quem está familiarizado com os equipamentos que usa na área de trabalho deve zelar pelo bom funcionamento dos mesmos e examiná-lo com regularidade. Esta é uma forma essencial de reduzir as lesões causadas pelas condições inseguras.

Qualquer um que se encontre com uma condição perigosa deve corrigi-la e se esta estiver fora de nosso alcance, devemos informá-la ao supervisor ou a outra pessoa capacitada para solucionar o problema. Se alguém tiver ideias ou sugestões sobre certas situações de equipamentos, normas ou algo similar, deve comunicar ao encarregado ou o setor de segurança do trabalho para assim tomar as medidas necessárias a fim de eliminar o problema.

OS INCIDENTES SÃO ADVERTÊNCIA

Ainda que o incidente não provoque lesão, é uma advertência que devemos levar em conta porque indica que havia uma condição ou um erro que deve ser corrigido para evitar que se repita e chegue a transformar-se em um acidente que provoque lesões ou que cause danos à propriedade. Como forma de minimizar esses números, é preciso termos em mente duas definições:

Acidente: Fato principal e inesperado que resulta em danos de maior ou menor gravidade às pessoas, ao patrimônio público/privado e ao Meio Ambiente.
Incidente: Fato ocasional que pode (ou não) resultar em um acidente. Situação iminente de um acidente.

INCIDENTE é uma situação no ambiente de trabalho, que não aparece nos números e normalmente é identificada quando o trabalhador relata o ocorrido. A Pirâmide de Bird (Bird’s Accident Pyramid) é resultado de um estudo que aponta relação entre o INCIDENTE e o ACIDENTE FATAL:

Observe que para cada 600 incidentes ocorre 1 acidente fatal ou grave. É evidente que esta análise não é comum a todas as atividades, porém serve como um balizamento às equipes de Segurança do Trabalho das empresas. Esta informação reforça que o foco de atuação está na prevenção, ou seja, as organizações precisam atuar na base da pirâmide. Situações de incidente servem de alerta para a ocorrência de um acidente. Identificar as situações de incidente é fundamental para minimizar as chances de um acidente. Exemplos de incidentes:

– Recentemente um funcionário quase caiu de moto (Será que ele estava atento? Como estavam as condições da moto?)
– Quase levei um choque elétrico. (Tomei as medidas preventivas? Estava lacrado o equipamento? Estava des-energizado?)
– Por pouco não caio de 3 metros de altura. (E a proteção contra quedas está em boas condições de uso? Existe treinamento?)

QUEM DEVE PREOCUPAR-SE PELA PREVENÇÃO DE ACIDENTES E REDUZIR A UM MÍNIMO AS LESÕES?

É RESPONSABILIDADE MINHA, SUA, DE TODOS NÓS.

Roberto Medeiros Barbosa

Consultor em Segurança do Trabalho

(27/02/2014)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *