O deslocamento de pessoas é hoje fundamental ao desenvolvimento de diversas atividades, (trabalhar, estudar, passear, ir ao médico, etc.), enfim o transporte é importante para o progresso de uma sociedade. Contudo a circulação de pessoas implica em uma série de efeitos negativos, entre eles as lesões e mortes.
Apesar do trânsito congestionado e da quantidade cada vez maior de veículos nas ruas das grandes cidades, é possível evitar acidentes de trânsito, desde que o motorista assuma uma atitude responsável em relação ao ato de dirigir.
A seguir algumas dicas de segurança que são essenciais para prevenir acidentes e evitar tragédias, portanto fique atento a estas regras para que você não se envolva em acidente e acabe destruindo seu veículo e pondo em risco a sua vida e a vida de outras pessoas.
Confira:
- Direção defensiva, significa conseguir prever antecipadamente o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com seu veículo e com os outros usuários a via.
- Valores – Respeito mútuo, ser solidário, mobilização a mudança e corresponsabilidade pela vida;
- Minimizar os riscos, pois a atividade em si é perigosa;
- Dirigir com atenção para poder prever o que fazer com antecedência tomando decisões acertadas para evitar acidentes, (toda ocorrência trágica quando previsível é evitável);
- Manter o veículo em boas condições (freio, embreagem, faróis, limpadores de para brisa, combustível, pneus, cintos de segurança)
- Manter-se física e psicologicamente em condições de dirigir (manter braços e pernas ligeiramente dobrados, ajustar o encosto da cabeça, mantenha as duas mãos no volante);
- Mantenha os retrovisores sempre ajustados para você;
- Evite distrair-se com telefones, rádios ou mesmo conversando com o acompanhante.
- Em dias de chuva redobre a atenção e reduza a velocidade, caso a chuva esteja muito intensa o melhor é achar um lugar seguro e esperar a chuva passar;
- Ande sempre com os faróis acessos, agora é lei até mesmo durante o dia;
- Respeitar as normas e leis de trânsito: Não ultrapassar com faixa continua; respeitar os limites de velocidade.
Lembre-se, um motorista que dormiu pouco, que está estressado demais ou que bebeu além da conta, tem grandes chances de causar um acidente de trânsito de grandes proporções.
Portanto, é fundamental se lembrar de que, se dormiu mal, não dirija! Estressou-se demais, não dirija! E se bebeu, não dirija!
Robert Julien da Rosa
Técnico em Segurança do Trabalho
(01/06/2016)