Você sabia?
Dois dos instrumentos mais importantes com que contamos no nosso dia-a-dia de trabalho são as nossas mãos!
Pois eh! São importantes porém muito descuidados no ambiente de trabalho ou até mesmo em casa. A maioria das vezes só nos lembramos delas quanto acontece um ferimento, escoriação ou quando prensamos um dedo na porta do carro, ai lembramos o quão importante são as nossas mãos.
Alguns tipos de acidentes mais ocasionados com as mãos são: cortes, esfolamentos, perfurações, prensamentos entre outros.
As luvas de proteção são importantes para várias tarefas desenvolvidas, por isso, e muito importante sempre utiliza-las.
Seguem algumas dicas para evitar que aconteçam acidentes com as mãos:
- Sempre verifique se a máquina que está operando possui algum tipo de proteção. Muitas vezes a proteção e retirada e não e colocada novamente.
- Antes de realizar qualquer serviço verifique quais são os pontos onde pode machucar a suas mãos, como por exemplo entre meios de engrenagens, pontos rotativos, pontos quentes entre outros que possam vir a cortar, prensar e/ou perfurar suas mãos.
- Antes de realizar qualquer serviço verifique se a máquina está completamente desligada.
- Ao manipular matérias verifique se e agressivo e faça o uso de luvas adequadas para a atividade
- Mantenha seus dedos fora do perigo ao carregar objetos pesados evitando assim um possível prensamento dos dedos.
- Não use roupas largas, luvas maiores que suas mãos e adornos (anéis, alianças, pulseiras) ao realizar um serviço; pois algum desses objetos podem vir a enroscar ocasionando assim um acidente grave levando até mesmo a amputação de membros.
- Sempre comunique ao seu supervisor possíveis falhas ou ferramentas defeituosas; não espere acontecer um acidente e sim evite que o acidente aconteça.
Seguindo algumas dessas dicas você e seus colegas de trabalho, poderão assim evitar acidentes graves.
Lembrando sempre que o primeiro passo e você quem deve dar para que os acidentes não aconteçam, tendo a consciência dos possíveis riscos que estão a sua volta.
Proteja suas mãos afinal só temos duas, e nenhum mecanismo e tão complexo para poder substitui-las.
Jéssica Padilha Pinheiro
Técnica em Segurança do Trabalho
(29/04/2016)