O exame de glicemia (glicose) serve para avaliar a quantidade de açúcar no sangue e diagnosticar Diabetes Mellitus. Até 99 mg/dl é considerado valor normal.
Existem dois tipos de diabetes (tipo 1) e o (tipo 2) nas quais as concentrações de glicose encontra-se elevadas.
Alteração no nível de glicose no sangue pode trazer sintomas como polidipsia, poliúria, enurese, hálito cetônico, fadiga, visão turva, náuseas e dor abdominal, além de vômitos, desidratação.
Com o tempo, a glicemia alta pode levar a problemas no coração, rins, olhos, pés e outras áreas. Estará propenso a desenvolver uma hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, doenças da pele, entre outras.
Por isso e muito importante que o funcionário faça o exame de glicemia, principalmente os que já possui o Diabetes Mellitus, pois se não medicado corretamente, pode vir a ocorrer algo grave com esse funcionário, gerando sérios problemas para ele e para a empresa.
Principalmente as funções de motorista e funções de alto risco, será essencial este tipo de exame. A necessidade de realizar este exame complementar estará estabelecido no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), elaborado por Médico do Trabalho.
Michelly Barbosa
Enfermeira
(07/11/2016)