Riscos químicos são comuns nos ambientes de trabalho. Poeiras, névoas, gases, fumos e vapores são potenciais riscos a nossa saúde. Os respiradores ou máscaras são equipamentos de proteção respiratória essenciais para preservar os trabalhadores de possíveis complicações respiratórias. A seleção desses equipamentos deve ser feita por profissionais habilitados.
Antes de analisar os equipamentos, vamos relembrar como funciona nosso sistema respiratório. Inspiramos pelo nariz e após passar por todo o sistema respiratório o oxigênio entra na corrente sanguínea alimentar todo o corpo.
Uma das principais funções do aparelho respiratório é de transportar o oxigênio através do corpo humano e depois trazer de volta o dióxido de carbono com as impurezas para ser expelido do corpo.
Observe que 21% da atmosfera é composta de oxigênio. Temos que tomar cuidado com nosso ambiente para não inalar produtos que podem entrar no organismo e ter consequências sérias a curto e longo prazo. Analise as fotos abaixo e diga quais são os erros e riscos:
Lembre-se de seguir as orientações do setor de segurança do trabalho e use os respiradores apropriados para seu ambiente. Se utilizar a máscara errada não terá validade. A barba deve estar feita. As mãos devem estar limpas para manusear o respirador. Os elásticos não podem ficar dobrados. Não esqueça de fazer os testes de pressão positiva e negativa. Não esqueçam da guarda correta dos filtros de carvão ativados.
Finalizo enfatizando que a nossa saúde é essencial para trabalharmos e para vivermos. Sem saúde não podemos trabalhar bem e não podemos usufruir da vida plenamente. Não deixe que a negligência traga consequências para seu corpo. Cuide dos seus pulmões e viva intensamente ao lado de sua família e amigos. Depois que ficar doente é difícil o tratamento. Prevenção hoje, saúde hoje e no futuro!
Roberto Medeiros Barbosa
Consultor em Segurança do Trabalho
(10/12/2016)