A FUNDACENTRO – Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho foi criada no ano de 1966, passando a ser denominada a partir do ano de 1978 de Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho. A FUNDACENTRO é uma instituição de pesquisa e estudos relativos à segurança, higiene e medicina do trabalho, vinculada ao Ministério do Trabalho a FUNDACENTRO foi fundada quando a preocupação com os altos índices de acidentes e doenças do trabalho crescia no Governo e entre a sociedade.
JORGE DUPRAT FIGUEIREDO
Foi um engenheiro civil, formado em 1943, era um empresário envolvido com a Segurança e Saúde no Trabalho. Foi o 1º presidente da FUNDACENTRO e ficou quase 10 anos à frente da instituição, Ao mesmo tempo, exercia o cargo de 2º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp. Em 1975, foi premiado como prevencionista do ano pela Associação Brasileira para a Prevenção de Acidentes – ABPA.
Na época, já defendia que: “O empresário investe bem, quando despende altas somas para tornar a sua empresa o protótipo da fábrica higiênica e segura. E estará investindo primeiramente no Homem, o protagonista mais importante da sociedade contemporânea, e, em seguida, na sua produtividade, garantindo o aproveitamento integral dos seus esforços e das suas horas de labor. […] Poupa, ainda, elevado prejuízo de mão de obra desperdiçada, de maquinaria avariada, de matéria prima inutilizada, de peças danificadas e de produto inacabado.” – Discurso no XIII CONPAT – Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
Jorge Duprat Figueiredo também chegou a ocupar a presidência da ABPA. Na associação, incentivou campanhas para criar uma consciência prevencionista entre os trabalhadores e empregadores. Quando faleceu, em 14 de setembro de 1978, Jorge Duprat Figueiredo ainda presidia a instituição.
Pelos serviços prestados, o então Ministro do Trabalho, Arnaldo da Costa Prieto, sugeriu que a Fundacentro recebesse o nome dele. Por meio da Lei nº 6.618, de 16 de dezembro de 1978, a Fundacentro passou a se chamar Fundação Jorge.
Seus primeiros estudos e pesquisas foram:
- Sobre os efeitos de inseticidas organoclorados na saúde;
- A bissinose (doença ocupacional respiratória que atinge trabalhadores do setor de fiação, expostos a poeira de algodão e juta);
- Sobre as consequências das vibrações e ruídos em trabalhadores que operam marteletes;
- Sobre o teor da sílica nos ambientes de trabalho na indústria cerâmica e ainda sobre os riscos da exposição ocupacional ao chumbo.
Hoje, a FUNDACENTRO está presente em todo país, por meio de suas unidades descentralizadas, distribuídas em 11 Estados sendo eles:
- Bahia,
- Espírito Santo,
- Mato Grosso do Sul,
- Minas Gerais,
- Pará,
- Paraná,
- Pernambuco,
- Rio de Janeiro,
- Rio Grande do Sul,
- Santa Catarina,
- São Paulo.
E ainda, no Distrito Federal.
Além do desenvolvimento de projetos que atendem ás demandas das comunidades locais, essas unidades também dão suporte aos programas de âmbito nacional da instituição.
Para os que exercem a função de técnico de segurança e saúde do trabalho, a FUNDACENTRO é de grande importância, pois disponibiliza o acesso à vários artigos e estudos que realiza, além de disponibilizar também em seu site o acesso as Normas de Higiene Ocupacional (NHO), que são de constante importância no dia-a-dia destes profissionais. Hoje podemos contar com 10 NHOs que são:
- NHO 01 – Procedimento Técnico – Avaliação da exposição ocupacional ao ruído
- NHO 02- Análise Qualitativa da Fração Volátil (Vapores Orgânicos) em colas, tintas e vernizes por Cromatografia Gasosa/ Detector de Ionização de Chama
- NHO 03 – Método de Ensaio: Análise Gravimétrica de Aerodispersóide Sólidos Coletados sobre Filtros e Membrana
- NHO 04 – Método de Ensaio: Método de Coleta e a Análise de Fibras em Locais de Trabalho
- NHO 05 – Procedimento Técnico – Avaliação de exposição ocupacional aos Raio X nos serviços de Radiologia
- NHO 06 – Avaliação da Exposição Ocupacional ao Calor
- NHO 07 – Calibração de Bombas de Amostragem Individual pelo Método da Bolha de Sabão
- NHO 08 – Coleta de Material Particulado Sólido Suspenso no Ar de Ambientes de Trabalho
- NHO 09 – Procedimento Técnico – Avaliação da Exposição Ocupacional a Vibração de Corpo Inteiro
- NHO 10 – Procedimento Técnico – Avaliação da Exposição Ocupacional a Vibração em Mãos e Braços.
A FUNDACENTRO realiza, em diversos estados brasileiros cerca de 160 curso e entre os participantes estão os profissionais da área de segurança e saúde do trabalho de órgãos públicos, empresas e sindicatos.
Hoje a missão da FUNDACENTRO é a Produção e difusão de conhecimentos que contribuam para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras, visando ao desenvolvimento sustentável, com crescimento econômico, equidade social e proteção do meio ambiente.
Seus profissionais formados em várias áreas, muitos deles pós-graduados no Brasil e exterior que atuam basicamente em três frentes:
- Desenvolvimento de pesquisas em segurança e saúde no trabalho;
- Difusão de conhecimento, por meio de ações educativas como cursos, congressos, seminários, palestras, produção de material didático e de publicações periódicas cientificas e informativas;
- Prestação de serviços à comunidade e assessoria técnica a órgãos públicos, empresariais e de trabalhadores.
Para enfrentar os desafios, a FUNDACENTRO vem promovendo continuamente a melhoria da estrutura organizacional e o realinhamento de suas ações, passando pela modernização de seus recursos técnico-científicos e culminando numa gama de projetos e atividades em sintonia com as necessidades atuais.
E sempre bom manter-se informado sobre a FUNDACENTRO, seus estudos, e as Normas de Higiene Ocupacional (NHO) no site: http://www.fundacentro.gov.br
Jéssica Padilha Pinheiro
Técnica em Segurança do Trabalho