CONHEÇA UM POUCO DA FUNDACENTRO

A FUNDACENTRO – Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho foi criada no ano de 1966, passando a ser denominada a partir do ano de 1978 de Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho. A FUNDACENTRO é uma instituição de pesquisa e estudos relativos à segurança, higiene e medicina do trabalho, vinculada ao Ministério do Trabalho a FUNDACENTRO foi fundada quando a preocupação com os altos índices de acidentes e doenças do trabalho crescia no Governo e entre a sociedade.

 

JORGE DUPRAT FIGUEIREDO

Foi um engenheiro civil, formado em 1943, era um empresário envolvido com a Segurança e Saúde no Trabalho. Foi o 1º presidente da FUNDACENTRO e ficou quase 10 anos à frente da instituição, Ao mesmo tempo, exercia o cargo de 2º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp. Em 1975, foi premiado como prevencionista do ano pela Associação Brasileira para a Prevenção de Acidentes – ABPA.

Na época, já defendia que: “O empresário investe bem, quando despende altas somas para tornar a sua empresa o protótipo da fábrica higiênica e segura. E estará investindo primeiramente no Homem, o protagonista mais importante da sociedade contemporânea, e, em seguida, na sua produtividade, garantindo o aproveitamento integral dos seus esforços e das suas horas de labor. […] Poupa, ainda, elevado prejuízo de mão de obra desperdiçada, de maquinaria avariada, de matéria prima inutilizada, de peças danificadas e de produto inacabado.” – Discurso no XIII CONPAT – Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Jorge Duprat Figueiredo também chegou a ocupar a presidência da ABPA. Na associação, incentivou campanhas para criar uma consciência prevencionista entre os trabalhadores e empregadores. Quando faleceu, em 14 de setembro de 1978, Jorge Duprat Figueiredo ainda presidia a instituição.

Pelos serviços prestados, o então Ministro do Trabalho, Arnaldo da Costa Prieto, sugeriu que a Fundacentro recebesse o nome dele. Por meio da Lei nº 6.618, de 16 de dezembro de 1978, a Fundacentro passou a se chamar Fundação Jorge.

 

Seus primeiros estudos e pesquisas foram:

  1. Sobre os efeitos de inseticidas organoclorados na saúde;
  2. A bissinose (doença ocupacional respiratória que atinge trabalhadores do setor de fiação, expostos a poeira de algodão e juta);
  3. Sobre as consequências das vibrações e ruídos em trabalhadores que operam marteletes;
  4. Sobre o teor da sílica nos ambientes de trabalho na indústria cerâmica e ainda sobre os riscos da exposição ocupacional ao chumbo.

Hoje, a FUNDACENTRO está presente em todo país, por meio de suas unidades descentralizadas, distribuídas em 11 Estados sendo eles:

  1. Bahia,
  2. Espírito Santo,
  3. Mato Grosso do Sul,
  4. Minas Gerais,
  5. Pará,
  6. Paraná,
  7. Pernambuco,
  8. Rio de Janeiro,
  9. Rio Grande do Sul,
  10. Santa Catarina,
  11. São Paulo.

E ainda, no Distrito Federal.

Além do desenvolvimento de projetos que atendem ás demandas das comunidades locais, essas unidades também dão suporte aos programas de âmbito nacional da instituição.

Para os que exercem a função de técnico de segurança e saúde do trabalho, a FUNDACENTRO é de grande importância, pois disponibiliza o acesso à vários artigos e estudos que realiza, além de disponibilizar também em seu site o acesso as Normas de Higiene Ocupacional (NHO), que são de constante importância no dia-a-dia destes profissionais. Hoje podemos contar com 10 NHOs que são:

  1. NHO 01 – Procedimento Técnico – Avaliação da exposição ocupacional ao ruído
  2. NHO 02- Análise Qualitativa da Fração Volátil (Vapores Orgânicos) em colas, tintas e vernizes por Cromatografia Gasosa/ Detector de Ionização de Chama
  3. NHO 03 – Método de Ensaio: Análise Gravimétrica de Aerodispersóide Sólidos Coletados sobre Filtros e Membrana
  4. NHO 04 – Método de Ensaio: Método de Coleta e a Análise de Fibras em Locais de Trabalho
  5. NHO 05 – Procedimento Técnico – Avaliação de exposição ocupacional aos Raio X nos serviços de Radiologia
  6. NHO 06 – Avaliação da Exposição Ocupacional ao Calor
  7. NHO 07 – Calibração de Bombas de Amostragem Individual pelo Método da Bolha de Sabão
  8. NHO 08 – Coleta de Material Particulado Sólido Suspenso no Ar de Ambientes de Trabalho
  9. NHO 09 – Procedimento Técnico – Avaliação da Exposição Ocupacional a Vibração de Corpo Inteiro
  10. NHO 10 – Procedimento Técnico – Avaliação da Exposição Ocupacional a Vibração em Mãos e Braços.

A FUNDACENTRO realiza, em diversos estados brasileiros cerca de 160 curso e entre os participantes estão os profissionais da área de segurança e saúde do trabalho de órgãos públicos, empresas e sindicatos.

Hoje a missão da FUNDACENTRO é a Produção e difusão de conhecimentos que contribuam para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras, visando ao desenvolvimento sustentável, com crescimento econômico, equidade social e proteção do meio ambiente.

Seus profissionais formados em várias áreas, muitos deles pós-graduados no Brasil e exterior que atuam basicamente em três frentes:

  1. Desenvolvimento de pesquisas em segurança e saúde no trabalho;
  2. Difusão de conhecimento, por meio de ações educativas como cursos, congressos, seminários, palestras, produção de material didático e de publicações periódicas cientificas e informativas;
  3. Prestação de serviços à comunidade e assessoria técnica a órgãos públicos, empresariais e de trabalhadores.

Para enfrentar os desafios, a FUNDACENTRO vem promovendo continuamente a melhoria da estrutura organizacional e o realinhamento de suas ações, passando pela modernização de seus recursos técnico-científicos e culminando numa gama de projetos e atividades em sintonia com as necessidades atuais.

E sempre bom manter-se informado sobre a FUNDACENTRO, seus estudos, e as Normas de Higiene Ocupacional (NHO) no site: http://www.fundacentro.gov.br

 

Jéssica Padilha Pinheiro

Técnica em Segurança do Trabalho

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *