Hepatite do tipo B e C é uma doença infecciosa também chamada de soro-homóloga, causada pelo vírus B (HBV) e a Hepatite do tipo C causada pelo vírus C (HCV). Ocorre uma inflamação do fígado. Este é um dos tipos de hepatites virais que existem que são classificadas por letras A, B, C, D e E.
Transmissão
*Por meio de relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada;
*Da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação;
*Ao compartilhar material para uso de drogas (seringas, agulhas), ou de confecção de tatuagem e colocação de piercings,
*Por transfusão de sangue contaminado.
Trabalhadores da saúde devem realizar o exame de hepatites tanto no exame de admissão, periódico e demissional, pois o mesmo terá contato direto com materiais biológicos (sangue, fluidos, outros), e/ou perfurocortantes.
Em casos de acidentes com esses materiais deve ser realizada a sorologia no momento do acidente e a segunda coleta seis meses após o acidente. Após o resultado positivo, o médico indicará o tratamento adequado.
Sintomas
As Hepatites virais são doenças silenciosas, maioria dos casos de hepatite B e C não apresentam sintomas. Os mais frequentes são cansaço, tontura, náuseas, vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Esses sinais costumam aparecer de um a seis meses após a infecção.
A Hepatite pode se desenvolver de duas formas, aguda e crônica. A aguda é quando a infecção tem curta duração, e crônica quando a infecção persiste por mais de seis meses.
Sorologia
O diagnóstico da hepatite pode ser feito através de exames de sangue, sorologias ou uma biópsia do fígado.
Para detectar imunidade ao vírus da Hepatite B, adquirida em infecção anterior ou por vacinação, solicitar anti-HBs e anti-HBc total.
Para detectar infecção aguda da Hepatite B, solicitar HBsAg e anti-HBc IgM. Pode ser pesquisado também o HBeAg.
Para diagnosticar Hepatite B crônica, solicitar HBsAg e carga viral do vírus da hepatite B (HBV). Pode ser pesquisado o HBeAg.
Para acompanhar a infecção crônica da Hepatite B e seu tratamento, solicitar HBsAg, HBeAg, anti-HBs, anti-Hbe e carga viral do HBV.
Previna-se
Evitar a doença é fácil. Basta tomar as três doses da vacina para hepatite B (com intervalo de 0, 1 e 6 meses), usar camisinha em todas as relações sexuais, não compartilhar os equipamentos para uso de drogas, materiais de tatuagem e colocação de piercings. Gestante realizar o pré-natal e os exames para detectar as Hepatites e outras patologias, pois esse cuidado é fundamental para evitar a transmissão de mãe para filho. Em caso positivo, é necessário seguir todas as recomendações médicas, inclusive sobre o tipo de parto e amamentação.
Atenção: A realização deste exame é imprescindível, não deixe que o profissional da saúde fique sem fazer o teste.
Michelly Barbosa
Enfermeira
(01/11/2016)