DICAS DE SEGURANÇA RELACIONADAS A MEDICINA DO TRABALHO

  • Realize o exame de audiometria para avaliar a audição dos trabalhadores expostos ao ruído no trabalho, para detectar possíveis alterações auditivas, no intuito de evitar o agravamento da perda auditiva do trabalhador. Os efeitos danosos provocados pelo ruído vão muito além das perdas auditivas, como também a baixa produtividade, o aumento dos acidentes no trabalho, pois o trabalhador pode ter dificuldades em ouvir chamados e sons de alerta, podendo então ocorrer conseqüências judiciais para a empresa.
  • Você sabe o que é espirometria? É o exame que avalia a função pulmonar, garantindo a integridade da saúde respiratória dos trabalhadores expostos a agentes nocivos ao trato respiratório como o pó de serragem, poeiras de construção civil, empresas de melhoramento genético de aves, criadouros e abatedouros, rações animais, granjas, armazenagens de grãos,etc. Garanta a saúde de seu funcionário, realize o exame de espirometria.
  • Você sabe para que serve o exame de espirometria?Também conhecida como teste de sopro é possível medir o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões, serve para saber se a quantidade de ar inspirado é suficiente para o indivíduo ou se há alguma obstrução à passagem do ar, como por exemplo, a presença de um corpo estranho nas vias respiratórias dos trabalhadores expostos a pó de serragem, poeiras de construção civil, entre outros.
  • A audiometria é um dos exames ocupacionaisexigidos pelo Ministério do Trabalho. O teste deve verificar a qualidade da audição dos trabalhadores expostos ao diferentes ruídos durante a jornada de trabalho, a fim de detectar possíveis alterações auditivas. Caso algum trabalhador apresente problemas de audição, é obrigação da empresa adotar medidas de promoção da saúde dos ouvidos, no intuito de evitar o agravamento de lesões auditivas do funcionário. Proteja sua empresa de ações judiciais.
  • Não esqueça os cuidados com a saúde do trabalhador, eles geram benefícios para as empresas e para os funcionários. Os exames ocupacionais fazem parte destes cuidados. Cabe ressaltar que os exames devem ser realizados em todos os empregados nas fases de: admissão, periódicos, mudanças de função, retorno ao trabalho e demissão.
  • Tenha arquivado em sua empresa o ASO(Atestado de Saúde Ocupacional), com ele confere ao funcionário a aptidão para a realização de determinada função dentro da empresa, deixando o trabalhador, a empresa e a fiscalização cientes de sua condição, evitando problemas futuros.
  • É muito importante que as empresas entendam que os exames clínicos são fundamentais para uma avaliação periódica da saúde dos trabalhadores. Esses exames devem ser considerados como verdadeiros investimentos, pois os procedimentos de rotina, quando realizados e acompanhados de maneira eficiente, proporcionam segurança às empresas para atuarem de acordo com os critérios estabelecidos e exigidos pelas normas regulamentadoras.
  • O que é audiometria1?A audiometria1 é um exame que avalia a capacidade do paciente para ouvir sons. O examinado 6é colocado em uma cabine acústica que visa isolá-lo dos sons ambientais, a qual tem uma parede de vidro onde o examinador pode vê-lo, e através de um fone de ouvido ele irá escutar sons emitidos pelo examinador, concluindo então o diagnóstico da saúde da audição do trabalhador. Atenção! Deverá ser realizado nos exame admissionais, demissionais e periódicos.
  • Cuide de seus trabalhadores! Realize os exames adequados de acordo com seu risco ocupacional, agindo dessa forma todo empregador garantirá à sua empresa tranquilidade no cumprimento às normas regulamentadoras e os benefícios gerados pelo aumento da produtividade da mão de obra, reduzindo, consideravelmente, as ocorrências de acidentes de trabalho, faltas, ações trabalhistas e doenças ocupacionais.
  • Submeta o trabalhador ao exame admissional (avaliação médica) antes do registro em carteira e do efetivo início de suas atividades isso garante um funcionário saudável, pois é nessa fase que a empresa adquire conhecimento sobre a saúde do trabalhador a ser contratado.
  • Você sabe qual é a importância do exame periódico ocupacional? É muito importante mantê-los em dia, entenda o porquê. O exame periódico é realizado anualmente ou em intervalos menores e consiste na análise clínica para avaliar se o funcionário poderá ou não continuar a realizar uma determinada atividade, ou seja, se faz indispensável para identificação de alterações na saúde do funcionário quando comparadas a exames anteriores.
  • Em caso de demissão do funcionário, é muito importante que a empresa solicite o ASO demissional (atestado de saúde ocupacional) para evitar que futuramente o funcionário questione doenças adquiridas durante o período em que trabalhou na empresa e isto é algo muito comum. Proteja-se.
  • Fique atento! O exame médico de mudança de função deverá ser realizado sempre que o colaborador for transferido de função ou setor, desde que haja alteração nos riscos ocupacionais que o mesmo venha a se expor. Este exame visa avaliar se o colaborador possui a aptidão necessária para exercer a nova função e se o exercício desta não poderá trazer prejuízos à sua saúde. Deverá ser realizado antes que a mudança seja efetuada.
  • Quando devo realizar o exame de Retorno ao trabalho? Obrigatoriamente no primeiro dia da volta as atividades na empresa, após qualquer afastamento por período igual ou superior a 30 dias, por motivo de doença ou acidente de natureza ocupacional ou não, ou licença maternidade. Evite constrangimentos futuros.
  • Você sabe o que é um atestado de saúde ocupacional (ASO)? É um documento que a empresa e o funcionário recebe com o resultado dos exames clínicos e complementares e com o laudo médico determinando se o funcionário está ou não apto para o cargo, garantindo então segurança para a empresa e para o trabalhador.
  • Atenção! Você sabia que os agrotóxicos usados na lavoura, na pecuária como os inseticidas, fungicidas, herbicidas, entre outros são considerados remédios para as plantas, mas para o trabalhador ele representa um enorme perigo relacionado ao manuseio inadequado. A ação das substâncias químicas no organismo humano pode ser lenta e demorar anos para se manifestar. Realize periodicamente o exame de colinesterase, Preserve a saúde dos trabalhadores expostos a esses produtos.
  • Você sabe para que serve oeletrocardiograma? Ele é capaz de detectar problemas no ritmo dos batimentos do coração. Devem ser submetidos a este exame todos os trabalhadores que trabalham em altura (pedreiros, pintores, montadores de calha, etc), que dirigirem veículos motorizados (motoristas, operadores de empilhadeira, etc), que manipularem determinadas máquinas (furadeira, fresa), e que tiverem contato com eletricidade (eletricista).
  • Qual a importância do exame de eletrocardiograma na medicina ocupacional? O exame de eletrocardiograma ajuda o médico detectar disfunções cardíacas que possam comprometer o desempenho físico do funcionário durante sua jornada de trabalho. Esses distúrbios identificam a presença de arritmias, além de ajudar na prevenção de doenças graves e na elaboração do melhor diagnóstico. Dependendo das alterações no resultado do eletrocardiograma(ECG), colaboradores que trabalham em altura, espaços confinados ou operações de máquinas e serviços braçais podem ser submetidos à troca de função. Proteja seu funcionário.
  • Qual o objetivo do PCMSO (Programa de Controle Medico de Saúde Ocupacional)? É um programa de muita importância na busca por saúde no trabalho, com o objetivo deprevenir, detectar precocemente, monitorar e controlar possíveis danos à saúde do trabalhador evitando gastos excessivos para a empresa com ações judiciais, multas dentre outras.Isso garante que a empresa não será responsabilizada por doença que não tenha causa ocupacional. Previna-se.
  • Faça periodicamente a realização dos exames médicos para acompanhar a saúde do trabalhador. A periodicidade dos exames pode variar de seis meses a dois anos, dependendo da atividade, previna-se de ações judiciais futuras, proteja sua empresa e o trabalhador.
  • Você sabe o que é a Medicina do Trabalho? É a especialidade médica que lida com as relações entre homens e mulheres, trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida. Tem por objetivo assegurar ou facilitar aos indivíduos e ao coletivo de trabalhadores a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões física e mental, e a interação saudável entre as pessoas e, estas, com seu ambiente social e o trabalho.

Michelly Barbosa – Enfermeira

(29/02/2016)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *