Nos ambientes de trabalho existem diversas atividades de alto risco, que podem colocar em risco a vida e a integridade física do trabalhador.
Pensando em manter os trabalhadores seguros existem alguns Equipamentos de Proteção Individual – EPI, que os protegem destes riscos.
Uma das atividades que podem colocar em risco os trabalhadores, são as que envolvem energia elétrica, este risco invisível causa diversos acidentes e mortes todos os anos, imprudência, falta de conhecimentos e treinamentos, falta de EPI’s adequados, são itens que contribuem para estas ocorrências.
Primeiro todo trabalhador envolvido em atividades com energia elétrica precisa ser capacitado conforme NR-10. Para intervenções em instalações em baixa tensão o curso é o NR-10 Básico com duração de 40 horas. Para as intervenções em instalações em alta tensão o curso é o NR-10, para Sistema Elétrico de Potência (SEP).
Depois de capacitados, para todas as atividades envolvendo energia elétrica devem seguir rigorosamente os procedimentos de trabalho existentes na empresa e utilizar os EPI’s necessários.
Para intervenções em instalações elétricas os EPI’s mínimos são:
Luvas isolantes (isolamento de acordo com a tensão trabalhada)
Luvas de cobertura
Roupa retardante a chamas
Capacete com visor para arcos elétricos e capuz balaclava
Botina isolante
O uso dos EPI’s não substitui o uso de EPC’s e procedimentos de segurança aplicáveis a cada tarefa.
Sendo assim para que os riscos sejam minimizados é importante seguir todas as etapas da tarefa de acordo com os procedimentos.
Adriana Patricia Kosloski
Técnica em Segurança do Trabalho