Os procedimentos de segurança quando executados, ajudam a evitar acidentes. Em nosso dia-a-dia passamos por diversas situações de riscos no trânsito, incluindo situações fatais.
01.
Previna-se realizando manutenções periódicas no seu carro. Itens como faróis, pedais, pisca-alertas, pneus e sistemas elétricos precisam estar funcionando de maneira excelente para evitar percalços.
6% dos acidentes de trânsito são por má condição das vias e 4% por falhas mecânicas. (Fonte: OMS).
02.
Dirija em boas condições físicas, mentais e emocionais. Não basta apenas manter-se sóbrio se estiver dirigindo, mas também nunca pegar no volante cansado demais. Além disso, motoristas que dirigem sob altos níveis de estresse emocional também se encontram em um estado de déficit da atenção e podem provocar acidentes.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 90% dos acidentes de trânsito acontecem por falha humana, dos mais diferentes tipos.
03. Atenção no trânsito: Sempre mantenha uma boa distância do carro à sua frente. Também nunca atenda ao celular enquanto dirige.
O uso do celular ao volante atualmente é um dos maiores causadores de acidentes, além do uso de bebida alcoólica ao volante.
Lembre-se não é só sua vida que está em risco no trânsito, e a velocidade ideal é aquela que lhe permite andar com segurança em qualquer tipo ou condição de via.
Matheus Bertoncelli
Departamento de Marketing