Tema central do evento foi “Integração e Valorização dos Profissionais de SST”
Com o tema central “Integração e Valorização dos Profissionais de SST”, o evento teve como um dos principais objetivos promover a integração, por intermédio de debates entre as diversas categorias profissionais acerca dos principais problemas enfrentados na atualidade, especialmente no aspecto ético, organizacional e interativo.
O evento contemplou a realização de palestras e a elaboração da Carta dos Profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho da Região Centro-Oeste.
A solenidade de abertura contou com a participação das seguintes autoridades: Peniel Pacheco, Chefe do Centro Regional do Distrito Federal/Fundacentro; Mário Caron, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª região; Flávio Correia de Sousa, Presidente do Crea-DF, Cláudia Magalhães, Diretora do Cerest/DF; Joyce Pessoa Ferro, Presidente da Abramt; Angélle Aragonez Essado Jácomo, Vice-Presidente da Região Centro-Oeste da Anamt; Cleide Rejane Gomes, Presidente do Sintest; Ricardo Cristiano da Silva, Conselheiro do Coren/DF; Celso Cavalcanti, Diretor da Anest e Denilson Rodrigues Santana, representante da Abraest.
Após a solenidade de abertura, houve a palestra de Carlos Campos, médico do trabalho, que abordou o tema “Valorização do Profissional de SST”. Posteriormente, o Sr. Armando Henrique, técnico de segurança do trabalho e Presidente da FENATEST, e Rosylane Rocha, médica do trabalho e conselheira do Conselho Federal de Medicina, discorreram sobre o tema “Ética e Integração Profissional”.
O segundo dia de evento contou com a participação do Presidente da Fundacentro, Paulo Arsego, que fez o discurso de abertura. Em seguida, houve a palestra de Orion Sávio de Oliveira, representante da Secretaria de Políticas de Previdência Social, sobre o tema “Responsabilidade dos Profissionais de SST no eSocial”. Posteriormente, a equipe de teatro do Seconci/DF apresentou uma peça sobre o tema “Saúde Mental”.
Por fim, foi apresentada uma proposta para a Carta dos Profissionais de SST da Região Centro-Oeste, que após debate entre os representantes das categorias profissionais, foi aprovada pelo plenário.
Segundo Peniel Pacheco, Chefe do CRDF, “o evento cumpriu plenamente os objetivos propostos, pois, além de promover a integração dos profissionais ligados à área de saúde e segurança dos trabalhadores, possibilitou a elaboração de um documento final, onde constam as principais reivindicações e os anseios das categorias ali representadas”.
Por Fundacentro/DF em 13/12/2016