O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) emitiu a resolução 552 que regulamenta a amarração de cargas no Brasil. Infelizmente acontecem muitos acidentes na movimentação de cargas em curvas, frenagens e manobras. Outra fonte de consulta útil para esse assunto é a NBR-15883 que irá falar sobre como calcular a fixação da carga, correta amarração e outras informações.
CONSEGUE IDENTIFICAR OS ERROS NAS IMAGENS ABAIXO?
Dentre os erros mais comuns que ouvimos sobre o transporte de cargas é:
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- “Eu dirijo há tantos anos e nunca aconteceu nada comigo!”
- “Eu dirijo cuidadosamente, então eu não preciso amarrar a carga!”
- “A carga é tão pesada que não irá se mover!”
- “As proteções da plataforma são tão fortes que nada poderá rompê-las!”
As cargas devem ser amarradas com corrente, cabo de aço ou cinta de amarração de carga. A resistência desses materiais deve ser 2 vezes maior que o peso da carga. Não deve ser utilizado cordas. Os equipamentos devem ter pontos apropriados para adequada fixação das amarras.
As cintas de amarração de cargas não podem ser utilizadas para elevação de cargas. É proibido o uso de cintas com qualquer tipo de “nó”, pois este passa a ser o ponto de maior fragilidade do conjunto. Se uma cinta não estiver adequada deve ser descartada e preferencialmente cortada para ninguém utilizar mais.
QUAIS OS MOTIVOS MAIS COMUNS DE ACIDENTES NA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS?
- Dimensionamento do equipamento de forma errada.
- Más condições da cinta, corrente ou cabo de aço.
- Condições climáticas desfavoráveis ou inabilidade do operador.
- Arraste da cinta no chão ou superfície áspera e sob a carga.
Uma vez que é impossível relacionar 100% das possíveis causas de acidentes, é fundamental realizar um planejamento adequado e criterioso, considerando os prováveis efeitos de um acidente, ao realizar determinada movimentação de carga.
PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA MOBILIZAÇÃO DE MÁQUINAS, VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS – (NR-12)
Passo-a-passo
- Possuir materiais necessários para fixação e amarração dos equipamentos/máquinas;
- Garantir que o carregamento/descarregamento seja acompanhado pelo encarregado ou responsável (spoter) designado;
- A prancha deve estar em piso nivelado (para evitar tombamento). Deve estar com calço de roda;
- Garantir que o local de carregamento/descarregamento esteja sinalizado, caso seja fora da área sinalizado da obra;
- O carregamento/descarregamento deve ser feito por operador capacitado e autorizado;
- O responsável (spoter) que acompanhar o carregamento/descarregamento está proibido de ficar ao lado ou atrás do equipamento/máquina que está sendo carregamento/descarregamento;
- Caso esteja 2 equipamentos na prancha deverá ser desamarrado o primeiro equipamento e descarregado. Depois desamarrado o próximo equipamento e descarregar. No caso de carregamento deve ser colocado o 1º equipamento e amarrado para depois colocar o outro equipamento e amarrar;
- Ninguém deve ficar em cima da prancha enquanto o operador estiver carregamento/descarregamento o equipamento.
- O operador deverá avaliar junto ao responsável local de estacionamento seguro;
- O operador deverá subir no equipamento, ajustar seu banco, retrovisores, colocar o cinto de segurança, dar a partida no equipamento, engatar e aguardar o comando do responsável (spoter) para realizar a manobra.
- Havendo ponto cego o operador deverá realizar inspeção visual no entorno, antes e durante o carregamento/descarregamento.
- Realizar a manobra e posicionar equipamento de forma segura e acionar o freio estacionário. Se estiver na pista, estacionar criando um corredor de caminho seguro para os colaboradores;
- Reavaliar os cuidados com carregamento/descarregamento em dia de chuva. Atenção redobrada;
- O motorista da prancha deverá recolher a rampa de acesso, certificar se não há pessoas próximas para evitar esmagamento e verificar se não há objetos soltos.
Amarrações:
- A cinta da catraca não deve estar contaminada por produtos químicos ou danificados;
- A cinta da catraca não deve ser usada em quinas e para amarração de equipamentos esteiras;
- Deverá estar posicionado nas partes indicadas do equipamento;
- A resistência desses acessórios deve ser, no mínimo, duas vezes maior que o peso da carga;
- Não pode ser utilizado cordas.
Materiais necessários:
- Corrente ou cintas conforme tipo de carga
- Borrachão para máquinas não deslizar
- Sapatas de borracha para apoio da rampa
- Calço de roda
Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)
- Luvas de vaqueta
- Óculos de segurança
- Capacete com jugular
- Botina de segurança
- Protetor auditivo
- Protetor solar
Equipamentos de Proteção Coletivva (EPC’s)
- Cones
- Extintores
Normais Gerais
- O motorista de prancha deverá possuir curso de divisíveis;
- O motorista deve realizar Check list diário e verificar todos os itens de segurança do equipamento;
- Qualquer dúvida deverá consultar o setor de segurança do trabalho;
- Caso não esteja bem de saúde deverá informar o supervisor imediato e procurar ajuda médica.
Roberto Medeiros
Consultor em Segurança e Saúde do Trabalho